Semanário Desportivo do Centro:   AJUDE-NOS A CRESCER! ASSINE O JORNAL E RECEBA-O COMODAMENTE EM SUA CASA, AINDA MAIS BARATO QUE NOS PONTOS DE VENDA!!!       Comente os nossos artigos              Envie-nos notícias, fotos, comentários... para semanariodesportivo@gmail.com   

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Rugby: Campeonato Europa Seven´s Feminino

"Lobas suaram a camisola…"

Nos passados dias 2 e 3 de Junho decorreu em Lunel, sul de França mais uma edição do Campeonato Europeu de Seven´s Feminino, ronda destinada ao Grupo A, composto pelas 10 primeiras classificadas do ranking europeu. Portugal marcou presença mas não consegui repetir o prestigiante 8º lugar conquistado em 2006 visto o crescente de forma das suas adversárias.
A caminhada para o Campeonato do Mundo no Dubai em 2009, encurta-se a cada ano que passa e as selecções com mais expressão rugbystica reforçam as suas preparações e as sua equipas, como foi possível comprovar durante os dias em Lunel, onde renovações na quase totalidade das equipas do grupo A demonstraram no terreno a forte aposta no apuramento para o Mundial.
A equipa Lusa apresentou-se renovada, com apenas três atletas que estiveram na edição transacta, tendo os técnicos nacionais sido forçados a apostar em novas atletas num misto de juventude e experiência. A condição física e a técnica individual das Portuguesas melhorou, como comentado pelos reconhecidos técnicos Espanhol e Inglês, durante o decorrer do Campeonato, mas a expressão colectiva e o confronto físico individual mostrou-se desigual, o que é facilmente explicado pelo desnível entre os diversos campeonatos das respectivas nações e o número de praticantes existente em cada Pais.
Mas não se pense que Portugal baixou os braços às inúmeras dificuldades sentidas dentro de campo, bem pelo contrário, as pequenas "Lobas" demonstraram toda a sua raça frente a formações de renome como Pais de Gales, Irlanda (a primeira vez na história do Rugby Português) e Espanha na fase de grupos, tendo conseguindo o seu melhor resultado do primeiro dia frente à fortíssima formação Espanhola, consentindo apenas 17 pontos, contrariando os números negros frente às outras duas equipas, 32 pontos em cada jogo. Os resultados do primeiro dia de competição exigiam uma postura séria das Lusitanas para o segundo dia, onde uma vitória frente a Itália relançaria o objectivo de revalidar o 8º lugar de 2006. O jogo frente Itália foi muito disputado chegando-se ao fim do encontro com um empate a 12 pontos, com dois ensaios das Agrárias, Isa Neves e Elsa Varela e conversão de Isabel Sila e não fosse a falta de sorte na conversão do último ensaio Português teria-se fugido à luta do último lugar do grupo A frente à atlética equipa da Rússia. O jogo que nenhuma equipa quer jogar, foi realizado sobre uma grande pressão e um cansaço notório da maioria das atletas Portuguesas que nem mesmo com sponsor da gasolineira Alves Bandeira impresso nas camisolas da Selecção de todos nós, foi suficiente para derrotar a frescura física de uma equipa com cultura desportiva típica de um pais do leste da Europa. As "Lobas" conseguiram resistir durante a primeira parte para na segunda serem totalmente dominadas pela Russas, excepção à última jogada do encontro, momento em que Tânia Pereira marcaria pela primeira vez pela Selecção, Isabel Silva converteria marcando assim os sete pontos que reduziriam a desvantagem dos 22 marcados pela Rússia.
Estava assim consumado o 10º lugar do Grupo A prestação abaixo do objectivo traçado pelos técnicos Nacionais, João Alberty e Francisco Goês, resultado que não pode ser motivo de desânimo mas sim motivador para futuras preparações visto que Portugal tem de fazer um maior esforço para contrariar o potencial das fortes formações presentes no grupo A. No jogo do 3º e 4º lugar, Pais de Gales era derrotado pela espectacular formação Espanhola, para na final num jogo muito emocionante as anfitriãs, França, vencerem a formação de Inglaterra.
A edição de 2008 realizar-se-á em Limoges – França no início de Junho e onde Portugal tentará atingir novamente o 8º lugar para assim carimbar o passaporte para o mundial a realizar no Dubai.

Sem comentários: